sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relato de Lunah Mariah - Dança Cigana (Luciane Maria da Silva)




Dominando Florianópolis!!

Tudo começou em Janeiro do ano de 2009, não demoramos muito para achar uma professora que fosse mudar nossas vidas. Assim de mansinho foi formando o primeiro grupo de Dança Cigana Domínio de Fpolis.

Na verdade quem teve culpa, ou melhor, quem teve a grandiosa idéia de querer aula dessa arte misteriosa e cativante foi nada mais nada menos que Lilia (Maria Rosa), minha mana. Então fui à luta rsrsrs. Na época eu fazia dança do ventre e só iria entrar nessa turma para incentivar a minha irmã. Através de alguns contatos com algumas pessoas iluminadas (Luileny e Lourenço) surgiu Silvia Bragagnolo, chegando de Caçador para criar raízes em Fpolis .

Começamos tímidas, com 3 alunas (eu, Luisa e Lilia). Tentei ficar somente um mês, mas foi impossível, não tive como parar com essa dança que cativou meu coração como um passe de mágica. Com o passar de alguns meses convidei mais umas amigas que faziam aula de dança do ventre do projeto da UFSC (Edi, Simone, Cris e Tati) que não resistiram ao encanto.

O grupo então começou a crescer. Cresceu a vontade de aprender mais e mais, corremos contra o tempo, pois começaram as primeiras apresentações, ui ui ui que frio na barriga rrsrs... mas nossa professora nos encorajava a dominar o medo e confiar em nós mesmas. Toda apresentação tinha e tem até hoje um momento de arrepiar: a dança de Silvia com Drom Romale (Lourenço Ferraz). Quem já assistiu sabe do que estou falando... pura magia.

Em Novembro de 2009 fizemos o nosso Primeiro Batizado Domínio. Silvia preparou com muito carinho um momento que marcou a vida de cada uma de nós, onde recebemos o nosso nome de cigana. Que delícia, apesar da correria, preparar tudo e deixar pronto para receber nossos convidados. Mas foi uma noite maravilhosa, rodamos a saia para receber nossa cigana.

Em 2010 recebemos mais alunas no grupo, que veio engrandecer o Domínio. Que bom saber que nossa energia cativou outras pessoas.

Outra data que marcou muito foi nossa primeira Mostra de Dança Cigana, na Ubro. Foi nos dias 01 e 02 de junho de 2010 que sentimos a emoção e o comprometimento de um lindo espetáculo (obrigada Silvia por confiar e acreditar em cada uma de nós).

Novamente em Novembro, só que de 2010, aconteceu o Segundo Batizado Domínio. Amei presentear a todas com uma dança dos Quarto Elementos, acreditem, fiquei muito nervosa rsrr, mas faz parte. Só o fato de presenciar a dança de cada uma, a emoção em cada olhar, em cada giro, em cada sorriso, me fez mais feliz ainda.

Hoje somos um grupo unido pela grandiosidade da dança Cigana a qual nossa Mestra Silvia Bragagnolo nos mostrou os primeiros passos e vem nos ensinando e vivenciando cada vez mais essa cultura tão grandiosa da Dança Cigana. Opchá!!!!!!!!!!!!!

Janeiro é mês de aniversário, dois anos Dominando Florianópolis, com muitas danças, conquistas, amizades e alegrias.

Adoro todas vocês e o nosso menino “Drom Romale”.

Beijos no coração de nossos amigos, familiares e admiradores deste Grupo.

Luciane (Lunah Mariáh)




POEMA CIGANO

Sou como o vento livre a voar.
Sou como folha solta, a dançar no ar.
Sou como uma nuvem que corre ligeira.
Trago um doce fascínio em meu olhar.
Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho.
Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha.
O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria.
A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar.
Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu.
Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração.
Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar.
Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas.
Sou alegre, sou festeira, trago a felicidade em meu olhar.
Sou simplesmente, uma cigana a dançar.
Trago mistério escondidos, em meu olhar.
Sou encanto, sou magia, sou pura sedução.
Sou cartomante, sou vidente, sou quase uma feiticeira.
Vejo nas cartas seu destino, seu futuro, posso ler em sua mão.
Seguindo a linha da vida, chego até ao seu coração.
Ser cigana é minha sina, sigo feliz a dançar.
A minha alma é livre, meu doce enlevo é dançar.
Sou encanto, sou magia, sou alma à viajar.
Sou um pedaço de paraíso.
Sou uma cigana à dançar!
Por: Cecília-SP-03/2009

16 comentários:

  1. A Luciane, foi minha primeira bailarina Domínio de Floripa, foi por causa dela...ou melhor, começamos um grupo..ela quem motivou a todos, convidou, pesquisou, insistiu... e até hoje é uma das minhas melhores propagandas... em dois sentidos, sei que ela motiva a todos pra entrar pro grupo e também prq ela dança muito bem!
    O que mostra que o Domínio tem maravilhosas bailarinas!!!

    Lu... quero agradecer por tudo que fez até agora.. por me motivar sempre a continuar!
    Espero te-la ao meu lado pra sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito lindo seguir uma arte tão bela e tão antiga. Dar continuidade a dança cigana é ser muito especial. Fico orgulhosa por você Lú , és realmente uma legítima Sagitariana. Bjinhos da bruxinha do bem... KKFURTTADO.

    ResponderExcluir
  3. Silvia,
    Sabes o quanto te admiro. A dança só veio acrescentar momentos alegres e desafiadores pra minha pessoa.
    Desejo sucesso e mais sucesso para vc, profissional exemplar, coreógrafa de primeira e uma grande amiga.
    Espero tb poder contribuir mais alguns anos rssrs no Domínio.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. É Lu, pra quem ia 'ficar só um mês' só para 'incentivar a irmã' tais bem hahah
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecer essas pessoas maravilhosas, primeiramente meu contato foi Lourenço, que já conhecia de algum tempo.
    Queria dançar tribal...eitha, me apresentou Silvia e começaram as aulas e depois de um tempo ao ver uns ensaios de dança cigana fui me encantando..., confesso que não gostava muito mas a forma e energia como era apresentada acabou por me conquistar.
    Tive uns momentinhos de cigana também...rs, amei, apesar de me enroscar toda naquela saia tão rodada e grande.
    Tenho muitas saudades de nossas aulas, pena os horários e local não se ajustarem com minha disponibilidade.

    Beijos cheios de carinho a todas e sucessos!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Ai, adoreii as fotos muito bonita elas.. ja assisti uma vez voces dançarem e ameii.. espero fiquem assim por muito tempo por que voces fazem um otimoo trabalhooo kkk'...
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Malkia Amara (uma fã31 de janeiro de 2011 às 08:09

    Putz Lu, muito lindooooooooooooooooooooo!
    Adorei! Vcs estão todas lindas, e quando a gente lê os relatos dá pra sentir a ENERGIA DO AMOR, DA FORÇA DO BEM, DA DANÇA CIGANA da liberdade da dançarina mulher e do elemento fogo (do feminino)! Fiquei arrepiada!
    O que desejo para o grupo de vcs é que: O LADO POSITIVO DA FORÇA ESTEJA SEMPRE PRESENTE (para que possam continuar apostando na união, transformação de cada uma, na paz, e no amor a dança), não deixando assim que qualquer energia negativa e/ou sentimentos baixos, como inveja, fofocas ou desacordos atrapalhem. Que o grupo DOMIÍNIO continue dominando Florianópolis, o coração de todos os fãs (o grande grupo) e fazendo o direfencial! AMÉM!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Lú querida, obrigada pelo carinho de sempre.
    Fico muito orgulhosa por ter feito parte da primeira apresentação do grupo Domínio de dança cigana. Nunca vou me esquecer dos ensaios para a apresentação e mais ainda o brilho e a emoção daquela noite. Posso dizer que foi um sucesso, não é mesmo? E este sucesso continua se repetindo em todas as apresentações do grupo, parabéns!
    Beijos da amiga ZINGARA (Luisa)

    ResponderExcluir
  9. Luh,

    Obrigada pela carinhosa referência!

    Saiba também que, desde o primeiro momento que vi a sua alma cigana se desvendar, senti a sua força de mulher e amiga, uma pessoa realmente muito especial entre nós!
    Que a sua caminhada continue assim sempre abençoada!
    Você é um linda inspiração!

    Com carinho,

    Sarah Romi.

    ResponderExcluir
  10. Luh... Lindos dizeres!!! Realmente a dança encanta e ainda mais quando se tem um grupo com muita energia positiva, com garra, dedicação, beleza, sedução...
    O Povo Cigano transmite alegria... Desejo que a energia desse povo mágico e maravilhoso possam sempre encher de Sucesso a vida de todas vcs!!!

    Um grande beijão da prima Ana Andrea...

    Optcha!!! Arriba Povo Cigano!!!!

    ResponderExcluir
  11. Lú, voce se revelou uma cigana e tanto. Parabéns pelo sucesso do grupo. Que a estrela de vcs brilhe cada vez mais. Sucesso e vamos rodar a saia. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Luciane, explorando com tempo o blog do Grupo Domínio, chego a pensar que tenho sangue cigano. A música e a dança são contagiantes.

    ResponderExcluir
  13. É né lu pra quem ia " ficar só um mês" e pra "incentivar a irmã" tais beem em. haha
    E temos que agradecer a lu porque foi a primeira aluna aqui de floripa.
    Luciane uma ótima dançarina, não só de dança cigana mais tbm do ventre e tribal.

    Lu eu tee adooro fofaa sz'

    ResponderExcluir
  14. demais tua historia com a dança! As coisas surgem em nossa vida de uma forma que nem esperamos, mas no momento certo, eu acredito nisso. Estou mto feliz em estar com vcs e fazer parte do grupo, obrigada pelo acolhimento .
    Teu amor pela dança está no teu olhar, é lindo te ver dançando. bj

    ResponderExcluir
  15. E se tornou uma das dancarinas mais encantadoras... =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo carinho Thiago, abraço e sucesso...

      Excluir