domingo, 19 de junho de 2011

Guardiões da Noite do Oriente fala de sua trajetória na música cigana

Guardiões da Noite do Oriente é uma das bandas mais usadas nas aulas de dança cigana do grupo Domínio, seu único cd, inspira e alegra nossos bailados, a reportagem escrita, por Jadhe do Janellá.com, também amiga do grupo, mostra o encantamento da banda pela cultura cigana, assim como nós bailarinas do grupo Domínio. Fazemos esta homenagem por respeito ao maravilhoso trabalho que enriquece nossas aulas



Escrito por Jhade Mattos
(maio de 2011)

Com estilo próprio, músicas em português, rumbas e muita alegria fazem do grupo Guardiões da Noite do Oriente um dos mais badalados de São Paulo. Conheça um pouco mais deles em entrevista com o vocalista Aurélio...

Quem são os Guardiões da Noite do Oriente?
A banda, hoje em dia, é um sonho que eu tive um tempo atrás e se realizou. Nós fomos galgando esse espaço já não é de hoje, já são seis anos de estrada e é quase a mesma formação inicial, tiveram algumas alterações, algumas saídas. O grupo é composto por: Calles, vocalista e back vocal; Gabriel, violão solo; Rogério, baterista; Júnior, baixo; e eu, Aurélio, que toco violão e sou vocalista.

Como é fazer música cigana no Brasil?
Música cigana no Brasil é bem aceita, porque o povo brasileiro tem um simpatia pela música por ser uma música alegre, que fala de alegria, do dia a dia, do ideal cigano, das coisas que as pessoas também gostam que é a liberdade.

O universo da música cigana é muito rico. Quais as dificuldades enfrentadas pelo grupo?
Nós já temos a banda há seis anos, no começo, existia uma certa resistência porque a gente não era conhecido nem no meio cigano nem fora, então a gente teve que conquistar o espaço, a dificuldade maior foi essa, mas conforme foi passando o tempo nós fomos divulgando o trabalho, conhecendo pessoas na cultura que nos abriu as portas para poder hoje a gente já ter um trabalho mais divulgado.

Dá para sobreviver da música?
Como eu apresento uma música específica, ou melhor, um segmento, então a gente não tem uma quantidade significativa de shows, eu acho que isso vai acontecer com o tempo. A nossa música é música para todos, não só para cigano, a música é para todos, é uma maneira de a gente compartilhar o nosso trabalho com todo mundo, não importa, idade, classe social...

Qual é o diferencial do grupo?
O nosso estilo é de 80% de Gipsy Kings, por causa de nossas rumbas, mas nós misturamos um pouco com a música brasileira, e esse é o nosso diferencial, nós procuramos fazer as músicas em português para que as pessoas se identifiquem melhor, nos shows nós tocamos variações do Gipsy Kings, de músicas tradicionais em romani, mas o nosso trabalho é sempre em português para que as pessoas se identifiquem como trabalho brasileiro.

De onde vem a inspiração do grupo?
Começamos com música cigana, a nossa inspiração é o universo cigano, na parte rica e bonita da cultura, até agora as nossas composições falam desse universo, da vivência, dos sonhos, dos ideais, das lutas, da liberdade. Tem um lado não tão bonito também que a gente pode retratar ainda um dia, mas como é uma divulgação para alegria das pessoas e para as pessoas se identificarem, a gente procura mostrar esse universo alegre e rico da cultura cigana.

Como são feitas as composições musicais?
A maioria das composições é minha e a música também. Todos ajudam, eu dou o início e nós criamos os arranjos, cada um dentro de seu instrumento cria o seu arranjo e faz a harmonia, melodia.

Vocês tem algum CD gravado?
Temos um CD lançado e o segundo está em construção, eu pretendo terminar de gravar este ano para um lançamento ano que vem, se eu tiver patrocínio seria mais fácil, porque nossa banda, nosso trabalho, é totalmente próprio e sem patrocínio nenhum, totalmente independente. Hoje a gente está tendo mais abertura e mais conhecimento.

Vocês tem apoio de alguém ou estão vinculados a uma gravadora?
Eu preferi fazer trabalho independente porque eu quis fazer da minha maneira, que quis fazer uma coisa não tão comercial, mas a nossa cara, e ficou assim do jeito que eu queria. Porém eu gostaria ter um contato de gravadoras, porque é sempre bom ter opções para poder fazer o trabalho.

Qual a importância do Dia Nacional do Cigano?
É uma data que marca a cultura, a peregrinação dos ciganos e o reconhecimento que eles tem em nosso país e fora também.

Sites: http://www.janella.com
www.bandaguardioes.com.br
www.dominiogrupodedanca.com

Um comentário:

  1. Para quem não acompanhou a loucura saudável do grupo Dominio no Mercado Persa, a música que a Bruna dançou e ganhou a terceira colocação de solo Cigano foi desse encantador Grupo Guardiões da Noite, com composições de Aurélio Cavalcanti. Prestigiem os Guardiões, o som deles é mágico.

    ResponderExcluir